Ministério do Turismo apresenta: “Trenó do Sexteto: Duendes Musicais”

O Projeto

O projeto Trenó do Sexteto: Duendes Musicais é um show musical instrumental, voltado a todas as idades onde o grupo se apresentará em cima de uma carreta decorada que circulará as ruas de 8 cidades contempladas neste projeto.

Pessoas com deficiência visual poderão acompanhar a apresentação, pois para promover o acesso ao conteúdo deste público, haverá um apresentador para ficar no caminhão. Com auxílio de um microfone, o apresentador fará a descrição do caminhão e do ambiente, bem como mencionará as músicas a serem performadas e outras informações, visando oferecer o contexto das apresentações.

Para as pessoas com deficiência auditiva, a acessibilidade ao conteúdo pode ser realizada por meio de material em texto com o roteiro e repertório das apresentações, e um contexto sobre o que é o projeto e quem é o artista. Foi optado por não distribuir material impresso com essas informações textuais por acreditar que a pandemia do coronavírus ainda não está superada e que a transmissão ocorre justamente nesse contato “de mão em mão”. Por respeito às medidas sanitárias, optamos por disponibilizar os conteúdos textuais virtualmente, onde cada um pode ler no seu celular ou qualquer dispositivo digital. Para isso, será disponibilizado um QR CODE nos telões do caminhão, onde basta utilizar o celular para acessar o conteúdo sobre o projeto, enquanto o caminhão está passando.

O Grupo

Criado em março de 2009, o Tempero Brasil surge na intenção de desenvolver um trabalho musical voltado à prática da improvisação, ao aprimoramento da técnica instrumental, à pesquisa de repertório e à produção de temas autorais.

Formado por um trio de sopros (trompete, saxofone tenor e trombone),sustentados rítmica e harmonicamente por guitarra, baixo e bateria, o grupo possui, como o próprio nome já diz, um tempero musical brasileiro.

O Tempero Brasil faz experimentações e releituras nos seus arranjos, quena maioria são escritos pelo Maestro Astor Jair Dalferth. Na escolha do repertório, o Sexteto apropria-se de temas clássicos nacionais e internacionais.

Além da qualidade na escolha do repertório, do refinamento na execução e da musicalidade do grupo, destaca-se ainda uma atmosfera de interação gerada a partir dos momentos de improviso. Isso possibilita uma liberdade poética ao instrumentista improvisador e engrandece e caracteriza a performance do Sexteto Tempero Brasil.

Sabe-se da valorização da boa música brasileira no exterior e da necessidade nacional de cultuar nossa música instrumental. Dessa forma, como parte dos objetivos do Tempero Brasil a produção de músicas instrumentais autorais e a participação em festivais no Brasil e no exterior com o intuito de difundir a cultura musical brasileira e seus elementos interpretativos.

Nesse sentido, vários temas foram compostos e gravados pelo grupo. As composições são do Maestro Astor Jair Dalferth e de Lucas Brolese. Os arranjos especialmente direcionados para o grupo sempre deixam um espaço para a improvisação, fazendo com que cada espetáculo seja único e devidamente enriquecido pela técnica dos instrumentistas.

Em sua trajetória, o grupo já se apresentou em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul e já lançou vários vídeos com seus arranjos e temas autorais. Entre as cidades que já receberam o Sexteto podemos citar: Lajeado, Estrela, Itá, Frederico Westphalen, Três Passos, Westfália, Arroio do Meio, Encantado, Espumoso, Não-Me-Toque, Palmitinho, Campo Novo, Ijuí, Panambi, Serafina Corrêa, Marau, Santo Ângelo. Algumas pelos projetos “Trenó do Sexteto”, “Tempero Musical” ou por contratação direta.

O grupo desenvolve projetos apoiados pelas Leis de Incentivo no sentido de levar sua arte em direção às pessoas, possibilitando seu crescimento cultural, independente de idade ou classe social. Esse é o Sexteto Tempero Brasil: dinâmico, moderno e de um talento incomparável.

Os Duendes Musicais

Os Duendes Musicais é um espetáculo que contempla temas de Natal e de Final de Ano, nele os integrantes, caracterizados de duendes (figurino e maquiagem), atuam em cima de um caminhão especialmente preparado e circulam pelas ruas das cidades levando magia, descontração e muita alegria às pessoas que por ali moram e circulam.

Período e Cidade

Marau – 13/12
Duendes Musicais: 19horas
Horário da Oficina: 13h30min
Local Oficina: Fundação Assistencial e cultural José e Lídia Fuga
Trajeto:


Bento Gonçalves – 14/12
Duendes Musicais: 19horas
Horário da Oficina: 14h30min
Local Oficina: Sede do Projeto Coração Cidadão
Trajeto:


Caxias do Sul – 15/12
Duendes: 19horas
Horário da Oficina: 14h30min
Local Oficina: Centro cultural Adão Beltrão de Queiroz
Trajeto:


Lajeado – 19/12
Duendes: 19horas
Horário da Oficina: 14h30min
Local Oficina: Casa da cultura
Trajeto:


Santa Cruz do Sul – 20/12
Duendes Musicais: 19horas
Horário da Oficina: 14h30min
Local Oficina: EMEF Guilherme Hildebrand
Trajeto:


Não me Toque – 21/12
Duendes: 19h30min
Horário da Oficina: 17horas
Local Oficina: Ginásio municipal Breno Kirinus (sala da banda)
Trajeto:


Ibirubá – 22/12
Duendes: 19horas
Horário da Oficina: 14:30
Local Oficina: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha
Trajeto:

  • Apresentação: Ministério do Turismo
  • Produção Exclusiva: Nova Produções
  • Categoria: Musical:
  • Cidades Contempladas: